Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de julho de 2013

Propriedades da Erva Cidreira e Formas de usá-la

      A palavra fitoterapia vem do grego "phyton therapeia", e significa “tratamento vegetal”, ou seja, é uma forma de estudar as plantas medicinais e de como elas podem ser aplicadas para a cura de doenças. Já a aromaterapia é a forma com que o aroma das plantas exerce determinados efeitos sobre o corpo humano
     Entre essas duas áreas, a erva cidreira faz sucesso, pois possui importantes propriedades que combatem e ajudam no tratamento de diversos problemas de saúde. 

Veja suas principais propriedades: 

tomando-chaAdstringeicon-.jpgnte: útil para diminuir a secreção de mucosas, recobrir tecidos orgânicos, contrair os tecidos e vasos, combater diversos tipos de problemas inflamatórios da boca, órgãos genitais etc. 

icon-.jpgAnalgésica: usada para aliviar a dor sem eliminar outras propriedades sensitivas.  

icon-.jpgAntialérgica: usada para combater diversos tipos de alergia. 

icon-.jpgAntiespasmódica: impede a contração do tecido muscular liso, prevenindo o surgimento de espasmos no estômago, intestino e/ou bexiga. 

icon-.jpgAnti-inflamatória: possui o papel de inibir a ação dos glóbulos brancos, que são os responsáveis pela resposta inflamatória, diminuindo as dores, inchaços e vermelhidões no local machucado. 

icon-.jpgAntimicrobiana: ajuda a inibir o crescimento de microrganismos dentro do corpo (vírus, bactérias, fungos, parasitas), evitando maiores problemas. 

icon-.jpgAntisséptica: possui ação parecida com a antimicrobiana, porém inibe a proliferação de microrganismos que estão presentes somente na superfície da pele e mucosas. 

icon-.jpgCicatrizante: faz com que determinados cortes ou machucados cicatrizem mais rápido, acelerando o aumento das multiplicações celulares, que possibilitam o preenchimento da zona afetada com as células epiteliais.


age_contra.jpg

Diante de todas essas propriedades, a erva cidreira age, principalmente, contra:

 Dor de Cabeça           Enxaqueca 
 Gases Constipações     
 Tosse
 Enjoo
 Fadiga Feridas 
 Fígado Problemas Digestivos 
 Arroto Alergias
 Gripe                       Palpitações Cardíacas 

     A erva cidreira também é um grande auxílio ao organismo feminino, pois além de regular as menstruações, alivia as cólicas e tem um efeito tônico no útero. Além disso, é uma planta que possui propriedades calmantes e sedativas, portanto é muito indicada como calmante, para combater ao nervosismo, estresse e também para a insônia. 

» Contra indicação: Não deve ser usada por pessoas que tomam medicamentos para a tireoide, pois correm o risco de inibir a absorção do remédio e deve ser usada com cautela por quem tem alergia (faça um teste antes). 

  • Constituintes Químicos da Erva Cidreira:

Acido cafeico, ácido rosmarínico, ácido clorogênico, ácidos triterpênicos: ursólico e oleânico; óleo essencial (citral, citronelal, citronelol, pineno, limoneno, linalol e geraniol), glicosídeos flavônicos, resinas, sesquiterpenos (cariofileno e outros), succínico, tanino. 

Formas de Usar a Erva Cidreira


     A folha “fresca”, colhida e usada na hora é a melhor forma de utilizar a erva cidreira, mas como isso não é possível a todos, também pode ser a erva cidreira seca, encontrada em feiras e supermercados. 

     O famoso chá e a aplicação da própria folha são as principais formas de uso para obter os benefícios da planta.

chazinhoComo fazer o chá? 

Coloque doze folhas picadas de erva cidreira dentro de uma xícara de chá e adicione água fervente. Cubra e deixe a temperatura abaixar um pouco. Quando estiver morno, coe e beba de três a quatro xícaras por dia (dê um intervalo entre elas). 
  
Em quais casos a erva cidreira pode ser aplicada?

A aplicação das folhas pode aliviar dores na barriga, nos olhos e em machucados. Como repelente, a erva cidreira também pode fazer efeito, basta amassar as folhas da erva e esfregar na pele.

» Dica: Para aliviar a dor de dente, coloque algumas folhas de erva cidreira em um copo com água, deixe descansar por um tempo, retire as folhas e faça um bochecho esse chá. 
 


    cosmeticos O uso medicinal é a forma em que a erva cidreira é mais utilizada; porém, também serve como aromatizante e óleo essencial na produção de cosméticos, como sabonete artesanal, óleos, perfumes, xampus, condicionadores, cremes, etc.  Além disso, existem muitas receitas de esfoliantes caseiros que levam a erva cidreira, pois também auxilia na limpeza de pele .

     Na culinária, a erva cidreira é usada para dar um sabor cítrico aos pratos e bebidas, tanto utilizando a própria folha, como também pela produção de temperos através delas. É mais comum no preparo de peixes, aves e saladas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário